O Futuro do FinTech na África: 5 Razões para o Crescimento Promissor

Fonte: Forbes

O cenário FinTech na África está experimentando uma transformação impressionante, impulsionada por uma série de fatores que apontam para um futuro promissor. Com mais de 10 unicórnios na região – um aumento de 10 vezes em comparação com uma década atrás – o tempo necessário para alcançar esse marco significativo tem diminuído drasticamente para as startups locais.

Um exemplo notável é a trajetória da Interswitch, que levou 14 anos para se tornar um unicórnio, enquanto a Andela atingiu esse status em apenas sete anos. Mais recentemente, a Kuda alcançou esse feito em apenas três anos, demonstrando a aceleração do ecossistema empreendedor local.

Essas empresas não estão apenas expandindo, mas também estão moldando a próxima geração de empreendedores. O ecossistema local agora conta com um influxo de capital de risco em estágio inicial, mentores experientes e uma compreensão sólida de como iniciar e escalar negócios.

Uma das razões fundamentais para esse sucesso é que as melhores ideias podem surgir em qualquer lugar e se expandir globalmente. Muitas dessas ideias inovadoras têm origem na África.

O exemplo notável do sucesso inicial é o M-Pesa, que implementou com sucesso a ideia de dinheiro móvel na região. Mais de 75% do PIB do Quênia passa pelo M-Pesa, sendo responsável por bancar a população do país. Embora o M-Pesa seja praticamente onipresente no Quênia, em muitos mercados vizinhos, a exclusão financeira ainda é a norma.

O impacto global do M-Pesa é evidente com mais de 300 implementações de dinheiro móvel em quase 100 países, todas inspiradas pelo original. Além disso, o dinheiro móvel tornou-se uma plataforma sobre a qual outros serviços foram construídos.

Durante um painel moderado na Cúpula Kauffman Fellows, Lawrence Kiambi, CFO do KCB (um dos maiores bancos do Quênia), e Chad Larson, CEO da Kopo Kopo (recentemente adquirida pela Moniepoint), descreveram a variedade de serviços possíveis, acessíveis e econômicos devido ao M-Pesa – desde lanternas solares para residências até aceitação por comerciantes e financiamento de carros.

Empresas africanas também estão se expandindo internacionalmente, como é o caso da Flutterwave, que anunciou planos para expandir para a Índia. GB Agboola, co-fundador e CEO da Flutterwave, destaca a importância de pensar em colaborações que aprofundem as conexões entre a África e o resto do mundo, especialmente com seus principais parceiros comerciais.

O futuro do FinTech na África parece promissor, impulsionado pela inovação, empreendedorismo ágil e a capacidade de criar soluções locais com relevância global. O continente está rapidamente se tornando um centro vital para o desenvolvimento e crescimento contínuo do setor.

Deixe um comentário